sexta-feira, 15 de junho de 2012

TESTE DO CORAÇÃOZINHO APROVADO NA ALEP PODE SALVAR 13 MIL CRIANCAS POR ANO

O deputado Marcelo Rangel (PPS), um dos autores da leique obriga a realização do Teste do Coraçãozinho em todo o Paraná, discursouhoje na Tribuna da Assembleia Legislativa, destacando a importância destamedida. O deputado lembrou que a Oximetria de Pulso, que é um exame indolor, utilizadapara medir os níveis de oxigênio no sangue, capaz de detectar a presença decardiopatia congênita grave, que coloca em risco a vida da criança.
O parlamentar apresentou também informações que dão contaque nascem por ano no Brasil, cerca de 23 mil crianças com problemas cardíacos,ou seja: "de cada cem bebês nascidos vivos, um é cardiopata". Desses,pelo menos 80% precisarão de cirurgia cardíaca. No entanto cerca de 13 mil nãorecebem o tratamento, por faltas nas redes públicas, mas especialmente pelafalta de um diagnóstico prévio.
Rangel alertou que "com a prevenção da doença, amortalidade decorrente das cardiopatias congênitas, reduziria drasticamente".Ainda como dado comparativo com outras doenças mais conhecidas da comunidade, odeputado frisou que "a incidência de cardiopatia congênita é hoje oitovezes maior do que a da Síndrome de Down".
Outra referência que o deputado fez também foi daobrigatoriedade já existente no Paraná do Exame do Pezinho, que evita outrostantos problemas para os recém-nascidos. "O Exame do Pezinho foi umaproposta de outro deputado ponta-grossense, Djalma de Almeida César e desdeentão temos a eficiência em favor da vida de nossos recém-nascidos",frisou Marcelo Rangel.
A proposta foi apresentada em conjunto com os deputadosestaduais Ney Leprevost e Hermas Brandão Filho e foi aprovado pelo plenário emprimeira discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário