quinta-feira, 31 de maio de 2012

RANGEL PREOCUPADO COM AS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS E A QUALIDADE DO AR ENTREGA DOCUMENTO AO SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE

O deputado estadual Marcelo Rangel entregou ao Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Jonel Iurk, durante a Sessão Plenária desta terça (03.04), Ofício para solicitar informações sobre as condições atmosféricas e a qualidade do ar, em Ponta Grossa.

A preocupação do deputado justifica-se devido a situação dos fios da rede de energia elétrica, na região da entrada do Município. Segundo informações da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL) o que existe, são bromélias que se desenvolveram na rede elétrica e segundo especialistas esse tipo de vegetação se desenvolve em locais com registros de poluição atmosférica causadas por metais pesados no ar.

Para Rangel é necessário um estudo mais aprofundado sobre o tema, pois é de suma importância saber como essas bromélias estão se desenvolvendo e se a qualidade do ar é satisfatória para o bem da população.

Também na ocasião, o deputado apresentou o Projeto de Lei (PL) que incentiva a preservação das araucárias, além de compensar o produtor agrícola que a manteve cultivada.

Segundo o Projeto, para cada 10 Araucárias com idade superior a cinco anos, serão equivalentes a um hectare para fins de aquisição de crédito de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). Para o deputado, autor do PL, esta proposta pretende aumentar a receita dos produtores que conscientemente preservam a natureza, principalmente a Araucária, e com isso agricultores e o meio ambiente sairão lucrando.

O Paraná possuía cerca de 40% das Araucárias encontradas em território nacional, mas agora, restam apenas 3% desse total. Segundo o Programa Estadual para Conservação da Biodiversidade, PROBIO, calcula-se que restam somente 0,8% de florestas consideradas primárias, ou seja, que guardam as condições e características originais.

“Essa Lei, além de beneficiar os preservacionistas contribuirá ainda mais para o aumento da população de Araucárias em nosso Estado, que é uma das poucas regiões do mundo que possuem esta espécie”, afirma Rangel que conclui, “As terras do Paraná, pelo número de Araucárias, estarão entre as mais valorizadas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário