quinta-feira, 31 de maio de 2012

RANGEL TRAZ A PG PLANO DE CONTROLE DE POLUIÇÃO VEICULAR

O deputado estadual Marcelo Rangel, requereu a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), estudos para verificar a qualidade do ar em Ponta Grossa.

Em resposta, a SEMA explicou que devido as solicitações feitas por Rangel, irá implantar o Plano de Controle de Poluição Veicular do Estado do Paraná (PCPVPR), na cidade. Rangel se mostrou satisfeito com a implantação do PCPVPR. “Poderemos verificar a qualidade do ar na região e os pontos que devem ser tratados para cada vez mais, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos pontagrossenses”.

Outro pedido do deputado foi em relação a vegetação (bromélias), encontrada nos fios de luz da rede elétrica. Segundo especialistas, as bromélias se desenvolvem em locais com registros de poluição atmosférica causadas por metais pesados no ar. Para Rangel, é necessário um estudo imediato e mais aprofundado sobre o tema, pois o caso das bromélias pode virar caso de saúde publica.

A Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais (DEPAM) e o Departamento de Tecnologia Ambiental (DTA) concordam com o deputado, pois a bromélia Tillandsia usnoides L, funciona como um bioindicador, ou seja, possui uma relevância biológica para informar sobre um possível problema de contaminação do ecossistema
Devido a isso, a SEMA propôs, a criação de um Grupo de Trabalho composto pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL), para que estas dúvidas sejam esclarecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário